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Arquitetos: hohensinn architektur
- Área: 7100 m²
- Ano: 2009
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Fotografias:Paul Ott photografiert
Descrição enviada pela equipe de projeto. A catedral neo-gótica de Mariendom, em Linz,, iniciada em 1855, foi consagrada em 1924, como a maior igreja na Áustria. A praça Domplatz era, em comparação, uma confusão e poderia ser descrita como quase "inacabada", uma vez que a ideia original para liberar todo o quadrilátero entre as ruas Stifter-, Hafner-, Baumbach e Herrenstrasse, através da remoção de todos os edifícios para criação de um parque, nunca foi implementada. Em vez disso, várias intervenções, tais como a criação de jardins frontais privados e a construção de garagens levou a uma situação heterogênea, o que não foi satisfatório do ponto de vista do planejamento urbano e que seria resolvido por meio de um concurso. O último foi também para incluir a construção de um hotel e um estacionamento subterrâneo, bem como a revitalização de dois edifícios barrocos existentes no lado sudoeste da praça.
Uma das ideias fundamentais por trás do projeto era criar uma nova situação de planejamento urbano. A praça Domplatz foi liberada de vários empreendimentos, e o arranjo de grade cruzada da pavimentação dificultava o surgimento de uma direcionalidade dominante de modo a favorecer uma área generosa, neutra, que permitisse uma grande variedade de usos. Na área dos edifícios existentes, por Herrengasse, um conjunto compacto, distinto, com mini-praças e becos, foi criado através de ligações com as ruas circundantes e por meio do posicionamento solitário do novo hotel, concentrando a Domplatz, agora urbanizada, na interface para o coração da cidade, sendo um lugar na praça. Ambas as casas barrocas foram refeitas como eram originalmente, revitalizadas e melhoradas. Eles agora abrigarão apartamentos para estadias longas, um restaurante e instalações para seminários.
O novo hotel é um edifício solitário escultural confiante, por um lado reagindo ao arranjo e extensão vertical de edifícios vizinhos e, por outro, oferecendo uma resposta à estrutura simultaneamente delicada e dominante da catedral. O edifício "flutua" acima da praça, sua massa dissolve-se numa estrutura de concreto, enquanto que a sua morfologia, com dobras na fachada e um perfil tornando-se cada vez mais delgado ao alto, conecta-se com a forma do coro da catedral e sublinha o pequeno conjunto de componentes obtido em conjunto com as construções barrocas existentes. Um átrio em forma de funil, iluminado pelo teto, corta através da edificação do hotel, afastando, assim, estreitos corredores sombrios e repetindo o tema da transparência e abertura no interior. Os quartos são espaçosos e arejados, com esquadrias de piso a teto, oferecendo uma sensação de profundo envolvimento com a catedral e imediações.